Saiba o que é e como tratar a Hérnia de Disco - Dr. Vinicio Nunes

Goiânia - GO

(62) 99111-1554

Hérnia de Disco

Saiba o que é e como tratar a Hérnia de Disco - Dr. Vinicio Nunes

          O tema Hérnia de Disco gera muitas controvérsias e é muito comum o paciente achar que está condenado a viver com dor quando descobre esse diagnóstico. Mas o que poucos sabem é que a Hérnia de Disco é uma condição muito comum, inclusive em quem não sente nenhuma dor na coluna.

          Na verdade, grande parte da população tem hérnia de disco e está sem nenhum sintoma, e nunca sentirá nada devido essa hérnia de disco. E, nos poucos casos em que o paciente apresentar alguma dor em consequência da hérnia de disco, a maioria vai melhorar sem necessidade de tratamento cirúrgico. Pouquíssimos casos irão necessitar de tratamento cirúrgico.

          Outro ponto importante é entender que a hérnia de disco não é a culpada de todas as dores que o paciente sente. Por exemplo: Hérnia de Disco não causa dor no corpo todo. Hérnia de Disco na coluna lombar não causa dor nos membros superiores. Hérnia de Disco não causa inchaço nas pernas ou braços.

 

Como é o Disco intervertebral Normal ?

          O disco normal é composto por uma camada externa chamada ânulo fibroso, que é mais rígida. O conteúdo interno é chamado Núcleo Pulposo, e é mais flexível, funcionando como um amortecedor da coluna, que absorve os impactos do dia a dia.

 

Mas afinal, o que é a Hérnia de disco ?

          A Hérnia de disco é uma consequência das altereções degenerativas do disco intervertebral (desgaste do disco). É considerada um dos primeiros estágios do processo de envelhecimento dos discos intervertebrais, e ocorre após rotura do ânulo fibroso, com extravasamento (vazamento) do conteúdo interno do disco. Esse vazamento do disco é a Hérnia de Disco.

           O contéudo de disco que sai pode comprimir os nervos, causando deformação e alterações bioquímicas na raiz nervosa que sai da coluna. É isso que pode causar as intensas dores do paciente.

 

Quais são os principais sintomas da hérnia de disco?

  • Dor na Coluna
  • Dor Irradiada para Membros Superiores (hérnia de disco cervical)
  • Dor Irradiada para membros inferiroes (hérnia de disco lombar)
  • Perda de Força
  • Dormência
  • Limitação de Movimento
  • Síndrome da Cauda Equina ( Hérnia de disco Lombar)

 

Quais os tipos de Hérnia de Disco ?

          Quando falamos em Hérnia de Disco, vários questionamentos surgem com relação a nomeclatura da hérnia. O que é abaulamento discal ? Protrusão Discal ? Hérnia de Disco Extrusa ? Hérnia de Disco Protrusa ? Hérnia de Disco Migrada ? Hérnia de Disco Sequestrada ? E por aí vai....

          Entretanto, saber essas diferenciações, do ponto de vista prático, tem pouca importância para o paciente. Isso porque o que indica qual o tratamento mais adequado não é o formato da hérnia de disco, mas SIM as características da dor do paciente. Ou seja, não tratamos o exame, tratamos o paciente. E é como o paciente está que vai guiar o tratamento.

 

A Hérnia de Disco sempre causa dor ?

          Não. Pelo contrário, na maioria das vezes, o paciente nem sabe que tem hérnia de disco. Se pegarmos 100 pessoas que estão passando na rua e não sentem nada de dor na coluna, e fizermos ressonancia em todas elas, muitas terão hérnia de disco e nunca vão sentir dor em suas vidas.

 

Hérnia de Disco aposenta ?

          Só ter a hérnia de disco não aposenta. Isso porque muitos pacientes tem hérnia de disco e não sentem dor. Para aposentar é preciso que o médico perito constate incapacidade para o trabalho. Portanto, apenas se a Hérnia de Disco estiver causando incapacidade para o trabalho é que aposenta.

 

O Que é Abaulamento Discal ?

          O abaulamento discal ocorre quando o ânulo fibroso (camada mais externa do disco) ainda está integra, ou seja, não rompeu, mas o disco já começa a sair da sua posição normal e ir em direção aos nervos. Como o próprio nome diz, há um abaulamento do disco. O problema não é ter o abaulamento discal por si só. O problema é quando esse abaulamente causa compressão do nervo. Na grande maioria das vezes, o abaulamento discal não irá comprimir nenhum nervo.

          O abaulamento discal é uma condição muito comum e não necessáriamente irá causar dor no paciente. Na verdade, todo mundo irá ter algum grau de abaulamento do disco ao longo da sua vida porque isso faz parte do processo natural de envelhecimento do disco.

 

Qual a diferença entre Abaulamento discal e Hérnia de Disco ?

          Basicamente, na Hérnia de Disco há um ruptura do ânulo fibroso (camada externa do disco) e, com isso, o conteúdo interno chamado nucleo fibroso extravasa para fora (isso é a hérnia de disco).

          Já no abaulamento discal, essa camada externa chamada ânulo fibroso permanece íntegra.

 

O que é Hérnia de Disco Extrusa ?

          Hérnia de Disco Extrusa é quando a camada externa do disco rompeu, e o conteúdo interno extravasou, vazou para fora. Esse conteúdo do nucléo pulposo que extravasou para fora do disco é a Hérna de Disco Extrusa.

 

Qual o tratamento para Hérnia de Disco Extrusa ? E qual o Tratamento para Abaulamento Discal ?

          Na verdade, não é o tipo de Hérnia de Disco que indica qual o tratamento. Ou seja, não importa se estamos diante de um abaulamento discal ou de uma hérnia de disco extrusa. O que importa são os sintomas que o paciente tem em consequência do abaulamento discal e da hérnia de disco.

          O paciente pode ter hérnia de disco Extrusa e não sentir nenhuma dor. Muitas pessoas tem hérnia de disco extrusa e abaulamento discal, e não sentem nada e nunca vão sentir nada de dor.

          E mesmo o paciente tendo dor na coluna, pode ser que essa dor não seja causada pelo abaulamento discal ou pela hérnia de disco extrusa.

          É preciso examinar o paciente e correlacionar os achados dos exames com o que o paciente está sentindo. A dor que é tipica do abaulamento discal ou da hérnia de disco extrusa é aquela dor que irradia para perna, quando essas alterações estão na coluna lombar. Ou irradia para os membros superiores, quando estão na coluna cervical.

          A dor irradiada para braços ou pernas é a dor típica da compressão do nervo causada pelo abaulamento discal ou pela hérnia de disco extrusa.

 

O Que é Hérnia de disco Sequestrada ?

         Hérnia de Disco sequestrada é quando o fragmento do disco que saiu para fora não está em comunicação com o disco, ou seja, é quando o fragmento de disco pode estar dentro do canal medular ou longe do disco de origem. Na Hérnia de Disco Extrusa, o fragmento tem continuidade com o disco e na sequestrada, o fragmento está desprendido e "longe" do disco.

 

O qué é Hérnia de Disco Calcificada ?

          A Hérnia de Disco calcificada, como o próprio nome diz, é quando o conteúdo da hérnia de disco está calcificada. Ou seja, ao invés da Hérnia de Disco ser composta pelo Núcleo Pulposo que é gelatinoso, a Hérnia fica ossificada. É isso mesmo, a Hérnia de Disco Calcificada é formada por osso, a Hérnia de Disco Calcificada é dura.

        Por ser formada de osso, a Hérnia de Disco calcificada não é reabsorvida pelo nosso organismo.

         A Hérnia de Disco Calcificada é mais comum na coluna Torácica, mas pode acontecer na região lombar e cervical também.

         Sempre que o paciente tem o diagnóstico de Hérnia de Disco na região torácica, é necessário fazer uma tomografia da coluna na região da Hérnia de disco. Isso porque o diagnóstico da Hérnia de disco calcificada é feito mais precisamente pela Tomografia e não pela ressonãncia magnética. 

        A Ressonância da coluna é o melhor exame para fazer o diagnóstico da Hérnia de Disco, mas a ressonância não diferencia se a hérnia de disco é calcificada.

         Sempre antes de realizar uma cirurgia endoscópica da coluna, é necessário também realizar uma tomografia da coluna para saber se aquela hérnia de disco que será operada não está calcificada. A hérnia de disco calcificada pode dificultar ou até mesmo contra-indicar o procedimento de cirurgia endoscópica na coluna.

 

Quem tem hérnia de disco pode caminhar ?

          Sim. Mas se o paciente está com muita dor irradiada para as pernas, a caminhada não é boa opção. Isso porque o impacto durante a caminhada pode piorar as dores.

         Agora, quem tem hérnia de disco e está sem dor irradiada para as pernas, pode fazer a caminhada sem problemas.

 

Quanto maior a hérnia de disco, maior a dor ?

          Não. Existem casos em que o paciente tem uma volumosa hérnia de disco, fazem o tratamento clínico e melhoram sem a cirurgia. E existem casos em que o paciente tem uma hérnia de disco bem pequena, mas que causa uma intensa dor, que não melhora com nada, e o paciente acaba necessitando de cirurgia.

Tratamentos

          Como dito antes, não é o formato da Hérnia de Disco, ou tamanho da Hérnia, que vai indicar qual o tratamento do paciente, mas sim as características da dor do paciente. É bom ficar claro que a dor do paciente não depente do formato da Hérnia de Disco, nem do tamanho da Hérnia de Disco. Paciente com hérnia de disco grande pode ter pouca dor. Paciente com Hérnia de Disco pequena pode ter muita dor. Veja mais esses dois exemplos abaixo:

          Exemplo 1: Um paciente pode ter uma hérnia de disco Extrusa L4L5 e outro paciente pode ter uma Hernia de Disco Sequestrada L5S1. Esses dois pacientes, mesmo tendo Hérnias de Disco diferentes, podem ter exatamente a mesma dor começando na lombar e descendo para a perna esquerda.

         Exemplo 2: Dois pacientes diferentes podem ter o mesmo Abaulamento discal em L4L5, mas um paciente estar só com dor lombar e o outro só com dor na perna. Embora tenham o mesmo exame, com abaulamento no mesmo nível, em L4L5, o paciente que tem dor irradiada para perna pode se beneficiar de infiltração no nervo e o paciente com dor só na lombar, pode ser mais indicado a fisioterapia.          

         De uma forma geral, independente do tipo de hérnia de disco, ou do tamanho da hérnia, quando o paciente tem HÉRNIA DE DISCO E DOR, nossa primeira opção é pelo TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO.

        O Tratamento não cirúrgico na Hérnia de Disco é individualizado para cada paciente. Ou seja, não existe um tratamento único que será aplicado a todos os pacientes. Cada paciente é único e pode necessitar de um tratamento mais específico para cada caso. Não é porque o seu vizinho melhorou com infiltração na coluna, que você irá melhorar também. E não é porque seu conhecido não respondeu ao tratamento com fisioterapia, que a fisioterapia não irá dar certo para você.

 

Como é o Tratamento não cirúrgico na Hérnia de Disco?

          O Tratamento não cirúrgico é composto basicamente por MEDICAMENTOS, FISIOTERAPIA, ACUPUNTURA.

 

Quais medicamentos são usados na Hérnia de Disco ?

          Na fase inicial pode ser usado Anti-inflamatorios. Mas uma observação importante é que não podemos usar anti-inflamatorios por mais de 10 dias. Ideal usar só primeiros 5 a 7 dias de tratamento.

         Também são indicados Analgésicos. O uso e a dose dos analgésicos vai depender da intensidade da dor do paciente. Pode variar desde a Dipirona, até Codeína e Tramadol em doses altas. 

         Pregabalina, Gabapentina, Duoloxetina também são opções.

         Com relação a medicação injetável, dose única de Betametasona pode ser usada se o paciente não tem diabetes ou outra contra-indicação ao corticóide. Importante a ressalva de que assim como os anti-inflamatórios, não devemos usar corticóides por muitos dias.

 

Quando é indicado a Infiltração na coluna para Hérnia de Disco ?

          A infiltração é uma opção em alguns casos de Hérnia de Disco. Uma boa indicação é para aqueles pacientes que tem hernia de disco e a dor está irradiando para uma das pernas. Nesse caso, com agulhas, infiltramos diretamente o nervo que está sendo comprimido pela hérnia de disco. Podemos fazer o mesmo quando a hérnia de disco está na cervical e a dor irradiada para o membro superior.

 

Quiropraxia e Osteopatia podem ser indicadas na Hérnia de Disco ?

          Quando o paciente tem Hérnia de Disco e só dor na coluna, ou seja, não tem dor irradiada para pernas ou braços, a quiropraxia e a osteopatia podem ser opções. Terapias manuais, de uma forma geral, são indicadas para tratamento de dores na coluna.

          Entretanto, a dor pode ser melhorada na quiropraxia e osteopatia não porque está voltando a hérnia ou a vértebra para o lugar. Essa explicação é errada. O que ocorre são alterações neurofisiológicas que podem aliviar a dor com as terapias manuais.

 

Posso melhorar minha dor mesmo se a Hérnia de Disco não for retirada ?

          Sim. E é justamente por isso que nossa primeira opção é pelo tratamento não cirurgico. O paciente pode melhorar completamente a dor mesmo estando com uma volumosa Hérnia de Disco que está comprimindo muito o nervo. Ou seja, o paciente pode ficar sem dor mesmo a Hérnia de Disco estando lá.

 

A Hérnia de Disco pode ser reabsorvida e sumir ?

          Sim. A reabsorção da Hérnia de Disco é um processo que ocorre naturalmente com o passar do tempo. Pode demorar meses para ocorrer e não irá ocorrer em todos os casos. Na Hérnia de Disco Calcificada, não ocorre a reabsorção da Hérnia de Disco, por exemplo.

         Os medicamentos indicados, a fisioterapia ou qualquer tratamento feito, NÃO irá acelerar o processo de reabsorção da Hérnia de Disco. Como dito no tópico anterior, o paciente pode melhorar e ficar sem dor, mesmo a Hérnia de Disco estando lá.

 

A Hérnia de Disco pode voltar após a cirurgia ? O que é Hérnia de Disco Recidivada ?

         Sim. Em torno de 5 a 10% dos casos operados, pode ocorrer o que chamamos de recidiva da hérnia de disco. Ou seja, a hérnia de disco é retirada na cirurgia e depois forma uma nova hérnia de disco no local operado.

          Se ocorrer a recidiva da hérnia de disco, pode ser necessário realizar uma nova cirurgia para a retirar novamente a hérnia de disco.

 

Quando a cirúrgia é indicada na Hérnia de Disco ?

          Indicamos a cirurgia quando o paciente tem Hérnia de Disco, tem a dor irradiada para o membro superior ou inferior, e não melhorou com o tratamento não cirúrgico. Ou seja, o tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento não cirurgico.

          Se o paciente já usou várias medicações, fez fisioterapia, acupuntura e nada melhorou as dores, o tratamento cirúrgico tem indicação.

          Agora ATENÇÃO: Existem alguns pacientes, que mesmo com a Hérnia de Disco, podem não ter um bom resultado com o tratamento cirúrgico. Geralmente, quando o paciente tem Hérnia de Disco e a dor está só localizada na coluna, ou seja, a dor não tem irradiação para as pernas ou para os braços, o tratamento cirúrgico pode não ter um resultado bom.

           Entretanto, quando o paciente tem a Hérnia de Disco, e a dor na coluna irradia para os membros inferiores ou superiores, a cirurgia terá bom resultado principalmente para melhorar a dor irradiada. Importante entender que nem sempre é possível ficar sem nenhuma dor após a cirurgia. Mas, quando bem indicada, o paciente melhora muito as dores com o tratamento cirúrgico.

           Pacientes que tem a Hérnia de Disco, mas também tem dor no corpo todo, são anciosos ou depressivos, não dormem bem, geralmente tem resultados ruins com a cirurgia.

 

Quando a cirurgia é indicada de urgência na Hérnia de Disco ?

          Quando o paciente tem Hérnia de disco, dor e PERDA DE FORÇA, o tratamento cirúrgico é indicado de urgência. Essa perda de movimento causada pela hérnia de disco significa que o nervo está sofrendo pela compressão da hérnia. O tratamento cirúrgico é indicado para descomprimir o mais rápido possível esse nervo, o que aumenta as chances da força no membro acometido voltar.

          Outra indicação de tratamento cirúrgico de urgência é na Síndrome da Cauda Equina. Essa é a maior urgência no tratamento cirúrgico da Hérnia de Disco.

 

O tratamento cirúrgico está indicado nas seguintes situações: 

  • Falha do tratamento clínico, ou seja, a dor não melhorou com a medicação corretamente prescrita, nem com a fisioterpia, acupuntura, etc.
  • Perda de força em membros inferiores
  • Sindrome da Cauda Equina: Dormencia na região da virilha, com perda do controle da urina e das fezes

 

Como é a cirurgia para hérnia de disco ?

          A cirurgia para hérnia de disco pode ser feita por endoscopia da coluna, por via tubular ou aberta.

 

Quando é necessário colocar parafusos na Hérnia de Disco ?

          Quando o problema do paciente é "apenas a Hérnia de Disco ", geralmente só a retirada da Hérnia de Disco e a descompressão do nervo é suficiente para melhorar a dor.

          Porém, em alguns casos, o paciente não tem "apenas a Hérnia de Disco ", mas também apresenta alguma instabilidade da coluna. Instabilidade é um movimento anormal da coluna no local da Hérnia de Disco. Se o paciente tem essa instabilidade, não adianta apenas tirar a hérnia de disco. É preciso também tratar essa instabilidade. Os parafusos, nesse caso, servem para fixar, travar a coluna e acabar com esse movimento anormal da instabilidade.

 

 

 

 

 

Dr. Vinicio Nunes Nascimento é médico especialista em coluna e tratamento para hérnia de disco. Atende em Goiânia - GO. Atende Unimed, Bradesco, Saúde Caixa, CASSI, Saúde Itaú, Postal Saúde e diversos outros planos de saúde.